Zeca, ‘lateral guerreiro’ à serviço do esporte amador de Sorocaba
Aos 37 anos, dos quais quase uma dezena deles dedicados ao América onde foi campeão na categoria principal em 2015 e veterano em 2020, o lateral Zeca integra atualmente o elenco de jogadores de alto nível técnico do Enquadros, finalista do Campeonato Veterano da 1ª Divisão de Sorocaba edição 2022.
Uma soma de importantes fatores e requisitos contemplaram o convite para fazer parte do grupo de elite, recheado de profissionais da bola que frequentaram grandes equipes do futebol brasileiro e internacional.
O lateral-direito que já vestiu a camisa do São Bento continua sendo atleta diferenciado com qualidades técnicas, física e emocional, e pessoa de caráter integro e ilibado.
Colegas de clube são unanimes em afirmar que o Zeca possui espirito de um guerreiro em campo, leal, disciplinado, que fora das quatro linhas é um nobre parceiro de coração generoso.
Paulo Ribeiro:
“ Sou suspeito para falar do Zequinha. Ele foi um dos mais longevos atletas a jogar no América. Como jogador excelente, mantem uma regularidade impressionante. Se cuida não tem vícios com álcool ou fumo, treina muito cuida da parte física e isso aparece dentro de campo. É também um pai de família exemplar. É um jogador importante para qualquer equipe. Está hoje jogando no veterano do Enquadros onde só tem gente do bem e lá vai fazer história também como jogador e atleta, não tenho dúvidas disso” concluiu Paulão.

Felipe Jorge, goleiro e preparador físico.
“ O Zeca um grande amigo que tenho no futebol, nos conhecemos a mais de vinte anos. Jogamos junto no São Bento Sub-20, em 2003 e 2004 em dois campeonatos Paulista. Na época destoava no treino cheio de vontade e garra. O tempo passou e voltamos a nos encontrar no América onde fizemos boas temporadas. Zeca sempre foi companheiro dentro e fora de campo. Desejo sucesso ao Zeca pois é uma pessoa muito boa, homem de caráter e um atleta excepcional “, relatou o profissional do São Bento.
Roni – Coordenador de Esportes do Enquadros
“ Falar do Zeca é muito fácil. Além de um excelente jogador, é uma figura humana das melhores que conheci e tive o prazer de trabalhar. Educado, disciplinado, companheiro de todos e tem o espirito de grupo, “ – completou o diretor.

Carbonera – treinador Enquadros.
O atleta Zeca é muito dedicado, bem fisicamente, que joga para o time. Lateral direito nato que cumpre as funções certinho tanto na passagem para o ataque como na recomposição defensiva. Além de ter um grande caráter que todo treinador queria ter no time, “ destacou o comandante do atual campeão veterano.
Outros jogadores sorocabanos estarão atuando como adversários do Zeca, com a valorosa camisa do Paulistano na grande final sábado, 16, no CIC.
Entre eles Ricardinho experiente meio campista, com passagens por Vila Helena e Jardim Clarice, entre outros clubes de nossa região, lembra o Coordenador de Esportes Feijão.
E ainda, Caio, clássico meia esquerda que já defendeu o América em outras temporadas, e que em 2016 ajudou o Tricolor de Vila Angélica levantar o último caneco da categoria veterana.
No confronto decisivo, o clube Paulistano vai defender o sexto título, o Enquadros o bicampeonato da categoria.
Serviço do jogo:
Final do Campeonato Veterano da 1ª Divisão de Sorocaba
Data – 16 – 07 – 2022
Local – Estádio Walter Ribeiro – Sorocaba – SP
Horas – 15h00
Entrada gratuita.