Copa América Sorocaba

América prefere bola à bolo de aniversário pela 10ª vez

(Terá início dia 7 de janeiro a tradicional Copa América de Futebol categoria principal com participação de 25 clubes postulantes ao título da temporada 2024)

O América repete a comemoração de seu aniversário de fundação jogando bola com os amigos de outras 25 agremiações coirmãs. Optou pela confraternização dentro das quatro linhas, em vez do bolo.

Tem sido assim na primeira década de seus 76 anos de existência a ser comemorado em fevereiro.

O torneio festivo teve a adesão de um número maior de participantes da região que disputa o torneio pela primeira vez na categoria principal, serve como pré-temporada, parâmetro às equipes antes de a bola rolar em competições oficiais na cidade e região.

Sete deles são debutantes da vizinha Araçoiaba da Serra: Juventude, Real EZ, Atlético, União, Jundiaquara City e Saint Germain. Na lista dos novatos estão Porto e União Iperó ambos de Capela do Alto e Belarmino Show Salto de Pirapora. De Sorocaba FCR/Monte Negro e Asa Branca.

Já as equipes do Josane e CAVA ambos de Aparecidinha, União da Zona Norte e Santa Cruz, fazem parte do grupo de 9 times da cidade dispostos carimbar a faixa do atual campeão Paranazinho.

A equipe comandada por Zé Porquinho e seus auxiliares Guilherme e André vem embalado, além de conquistar os dois últimos títulos consecutivos do torneio, subiu no pódio da 1ª Divisão de Votorantim pelas cores do Jardim Clarice.

Na busca do tricampeonato, o Paranazinho terá o desafio da concorrência de outros três clubes da capital do cimento: Tatiana, New Boys e do homônimo América, além do campeão de 2020, o Pangaré, de Piedade. Se conseguir o feito, deixará para traz Bayern e Enquadros com 2 Taças, cada.  

As equipes foram divididas em cinco grupos, o regulamento da fase classificatória previsto em 4 de fevereiro qualifica os três primeiros colocados de cada chave e o quarto melhor no geral às as 8as de final.

Os dezesseis melhores vão à luta em jogo único, sistema empregado até a final. Nas fases seguintes os pênaltis decidirão o vencedor em caso de empate.

A rodada inaugural no primeiro domingo do ano terá 10 partidas espalhadas em praças de esportes na cidade e região.

Na busca do tri da Copa América o atual campeão Paranazinho faz sua estreia contra o Gesso Minas que debuta na competição.

Tabela completa será comunicada em breve pela LIFAS, organizadora da competição.

Retrospectiva:

Foto de capa – Bayern de Votorantim Campeão da Copa América principal 2019. Bateu o América de Votorantim – foto abaixo – nos pênaltis por 4 a 2, após empate por 3 a 3 no período regulamentar.

Data : 16 de março – CE Pinheiros – Sorocaba – SP.

Patrono Jeferson Allonso, o Japão, ex- atleta e diretor do América. Ao lado de Paulo Ribeiro ao receber homenagem da diretoria.

Fotos arquivo Toque de Primeira e América.