UncategorizedVarzeano Sorocaba

Clubes amadores de Sorocaba investiram cerca de 20 milhões em 2023

Ao encerramento da temporada 2023 estima-se extraoficialmente, que os investimentos dos clubes nos campeonatos amadores de Sorocaba tenham batido a impressionante marca de 20 milhões.

A elitizada Taça Cidade e 1ª Divisão de Veterano debutante Superveterano com maior número de participantes na busca do Ouro, Prata e Bronze certamente teriam consumido cerca de 80% desse montante.

Acredita-se que as demais categorias por acessos teriam completado a temporada com menores investimentos.

Os valores aplicados nos torneios amadores realizados pela Secretaria de Esportes da cidade se aproximam da estrutura financeira projetadas por grupos de agremiações que disputam campeonatos profissional, muito semelhante aos investimentos por grandes clubes em suas bases que alimentarão times titulares.

Sorocaba está consolidada como um dos maiores polos do interior paulista em competições amadoras, e de tempos a este em ascensão semiprofissional com a participação de atletas que vestiram camisas de importantes mantos brasileiros e europeus.

Numa rápida comparação, salvo melhor juízo só perde para São Paulo que concentra o maior número de torneios anuais e que via de regra coloca em jogo prêmios estratosféricos que alcançam até 100 mil reais, um dos quais ousa oferecer um buzão zerinho ao time que sobe no pódio com a taça de campeão. 

Por aqui os atrativos são outros, uma das opções do atleta pela escolha da cidade e que faz toda a diferença tem tudo a ver com o lado pessoal e humano.

O novo lugar o recebe com braços abertos, calorosa e respeitável recepção. Será alvo de cordialidades de dirigentes à torcedores.

Além disso o apalavrado é fio de bigode e substitui de longe documentos com registro no cartório entre clube e jogador. 

Para fazer parte do pelotão que visa abiscoitar o pódio com o troféu na mão é preciso gerenciamento e estratégias parecido ao aplicado por clube profissional.

Tudo tem início por uma diretoria apaixonada pelo clube que dirige, pessoas disposta a buscar patrocinadores/ investidores e solucionar dificuldades na caminhada da competição.

Números apurados pela Divisão de Competições Esportivas da Sequav, apontam ao final do calendário de sete competições contabilizou 688 jogos ao longo do ano de 2023.

Estimou 250 mil torcedores nas arquibancadas assistiram os torneios abaixo. Envolveram 235 clubes, 5.805 atletas e mais 661 pessoas integrantes da comissão técnica dos times e 2.495 gols.

Taça Cidade de Sorocaba 1ª Divisão; Taça Palácio dos Tropeiros 2ª Divisão; Taça Baltazar Fernandes 3ª Divisão; Taça Manchester Paulista 4ª Divisão; Supercampeonato de Veteranos Taças Ouro, Taça Prata e Taça Bronze; Taça Brigadeiro Tobias Sub-17; e Campeonato de Menores (Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-15 Feminino.

O Secretário Vitor Hugo Tavares qualificou os trabalhos de sua pasta.

“Sorocaba é uma das poucas cidades que realiza futebol varzeano dessa forma, com recursos públicos, que movimentam os campos da cidade, semanalmente. É um trabalho intenso e gratificante, que a minha equipe realiza com bastante empenho e competência”, destacou.

Da redação – Fonte Secretaria de Comunicação Social.Foto Toque de Primeira

Foto Toque de Primeira.