Varzeano Votorantim

Tem início domingo 6, combates semifinais da 2ª Divisão (Confira expectatiavas dos protagonistas)

O Toque de Primeira ouviu dirigentes e treinadores dos quatro semifinalistas e traz relatos do que esperam da nova etapa rumo à decisão do título da temporada 2023)  

Após vencer as dificuldades de duas fases seguidas, em especial superar a adrenalina nos confrontos de 180 minutos de quartas-de-final, as qualificadas equipes do Nova Votorantim, Nova Era, Parque São João e Palmeiras iniciam no próximo domingo novos desafios nas semifinais. Agora os combates são por duas vagas à final do torneio.

Os confrontos em rodadas duplas ocorrerão nos domingos 6 e 20 de agosto, a partir das 09h00, no Estádio Domênico Paolo Metidieri.

O quarteto em condições iguais, está muito próximo da grande chance de alcançar o sonhado acesso e com ajuda dos deuses do futebol e bons fluidos das arquibancadas conquistar também o título para selar a temporada com dupla festa.

Na prática os times têm as mesmas oportunidades no período regulamentar, no caso de empate ao final da segunda partida a decisão avança as penalidades.

Único fator que reduz o tempo de 180 minutos pela metade, em apenas um jogo é vencer o adversário por 4 ou mais gols na partida de ida. Classificado, evita o segundo encontro e de camarote aguarda seu adversário na decisão.

Expectativas de Nova Votorantim e Nova Era que abrem os trabalhos domingo às 09h00 no Municipal.

Com vivência no amador local a partir de 2003 pelas mãos do esportista Edson Sanches agora com participação de Alexandre Valério, o Xandão, Thiago Di Nigris e de Samuel de Oliveira no comando técnico – todos na foto abaixo – o Nova Votorantim aposta no projeto acesso.

Integrante da garotada Campeão Juvenil em 2009 – bicampeã em 2010 –  e atleta ano passado na remontagem do elenco que figurou entre os três melhores na 3ª divisão, Samuel prevê duelos ferrenhos. “ Nosso grupo está muito unido e estamos confiantes, mas sabemos que o Nova Era é uma excelente equipe e tem pretensões de subir. Sabemos das dificuldades que teremos mas vamos trabalhar com muita determinação para avançar “ exalta Samuel, agora cumprindo nova função da beirada do campo.

De outro lado o Nova Era com sangue nos olhos projeta caminho à elite, como conta Robson seu principal dirigente e treinador.

“ Nosso time chegou a esta fase pelo comprometimento dos atletas, comissão técnica e ajuda de parceiros patrocinadores. A gente vem lutando desde 2016, ano de fundação e com isso ganhando experiência nas competições. Fomos campeões da 3ª Divisão em 2018 e avançamos à semifinal no ano seguinte. Tenho convicção que chegou nossa hora de subir mais um degrau e conquistar o tão almejado acesso”, destaca o dirigente e treinador.

A outra vaga sairá do duelo Parque São João e Palmeiras, que fazem a partida de fundo no fim de semana.

Para o dirigente Márcio Paulino o Parque São João está na estrada desde 2004 e vem com um projeto para chegar forte respaldado por uma diretoria competente e com apoio de uma plêiade de patrocinadores.

“ A gente vem com um time muito experiente com atletas da casa e cidades vizinhas que trabalham com o treinador Filão campeão com o Promorar ano passado da 2ª Divisão. A gente vem em alta das 4as quando batemos o forte Cruzeiro e nosso objetivo é o acesso, depois do acesso vamos pensar no título”, diz o dirigente do clube campeão invicto da 3ª em 2014.

O Parque São João terá pela frente um adversário que já pisou no pódio de campeão da elite. O Palmeiras soma 76 anos de tradição e o bastão do comando técnico foi passado de pai para filho, algo inédito no amador na cidade. 

“ Eu herdei de meu pai Oswaldo a condução do time em disputas em Votorantim “, conta emocionado Robson Rodrigues da Silva, o Bolacha.

“ Antes de subir aos céus, meu Pai dedicou a vida dele ao Palmeiras e a várzea de Votorantim. Ao menos devo acumular mais de uma década à serviço do clube. Somos uma grande família na verdade. Nossa história é longa e cheia de títulos, eu destacaria entre 2ª e 3ª divisões, mas o mais importante deles foi título da 1ª Divisão em 2004 e vice em 2005. Nós queremos voltar a 1ª Divisão”, relata Bolacha, que sente saudades do pai, do campo e sede do clube, perdidos por evasões a 15 anos.

Veja a programação das rodadas duplas:

Rodada 1

09h00 – Nova Votorantim x Nova Era

11h00 – Parque São João x Palmeiras

Rodada 2

09h00 – Palmeiras x Parque São João

11h00 – Nova Era x Nova Votorantim

Nesta fase os cartões amarelos 1 e 2 foram zerados. Atleta expulso na última rodada deverá cumprir suspensão automática no 1º jogo das semifinais.

Ao final da segunda partida registrar empate a decisão será travada nas penalidades máximas.

A página tem o apoio de Chapetta Assessoria Contábil. Sua empresa em boas mãos.

Foto de capa – Parque São João em ação duelo diante do Cruzeiro nas 4as de final.