Futebol Brasileiro

Volante Lucas Leiva, do Grêmio anuncia fim da carreira por problemas cardíacos

O volante Lucas Leiva anunciou nesta sexta-feira 17, a sua aposentadoria dos gramados. O jogador de 36 anos decidiu encerrar sua carreira devido ao diagnóstico de uma fibrose cicatricial do miocárdio. O atleta estava afastado das atividades desde dezembro do ano passado quando descobriu o problema cardíaco.

 “ Queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o aso. Minha saúde vem em primeiro lugar – declarou o volante.

De acordo com o médico Márcio Dornelles, o diagnóstico de Lucas Leiva foi de fibrose cicatricial no miocárdio.

“ Fibroses são como uma espécie de cicatriz firme, rica em colágeno, ficando assim rígidas e resistentes. Elas surgem durante um processo reparativo ou reativo do organismo em decorrência de um trauma local. Mas também podem surgir por conta de uma malformação congênita. Elas podem acometer diversos órgãos do corpo humano, inclusive o coração” explica o médico

Após ficar três meses longe da rotina do clube, ele repetiu uma bateria de exames nas últimas semanas para verificar alguma alteração. Como isso não ocorreu, os médicos recomendaram que ele encerrasse a carreira por conta dos riscos.

Na coletiva que contou com a presença do técnico Renato Portaluppe, o presidente Alberto Guerra agradeceu o jogador pela carreira e disse que o Grêmio segue com as portas abertas, caso ele queira atuar em outras áreas do futebol. Até por ter esperanças de voltar a jogar, Lucas disse que ainda não havia pensado na possiblidade.

Lucas Leiva natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul foi formado nas categorias de base do Grêmio e promovido à profissional em 2005. Dois anos após participar do retorno do time à Série A no duelo que ficou conhecido como Batalha dos Aflitos, contra o Náutico, o volante foi vendido ao Liverpool e ficou uma década no clube Inglês, antes de se transferir para o Lazio, da Itália onde atuou por 5 temporadas. Retornou ao Tricolor gaúcho em 2002, e novamente ajudou o tine na campanha de acesso para Série A. Nas duas passagens pelo clube foram 96 partidas com 14 bolas na rede.

Foto / divulgação Grêmio