Copa América- Derby entre favoritos ao título quarentão termina em igualdade
O duelo travado no último domingo, 5 entre os Velhinhos e Galo Forte teve dupla comemoração para o torcedor que assistiu de camarote um jogo de alto nível técnico muito acirrado que marcou o primeiro derby do ano das equipes de Salto de Pirapora na Copa América.
Os Velhinhos atual vice-campeão do torneio sorocabano mediu forças contra o adversário que conquistou o campeonato local ano passado.
Na ocasião, o time que bateu na trave foi comandado por Luizinho Costa, que neste ano, a convite vestiu a camisa do Galo apenas no jogo de estreia, vez que, por questões profissionais na Europa, anunciou seu desligamento.
No clássico realizado no Estádio Municipal Jair Alves dos Santos, o Galo saiu a frente com parcial de 2 a 0 com gols anotados pelo velocista o meio campista Juca e por Almir Dias ex- camisa 10 do São Paulo FC.
No entanto, os Velhinhos foram buscar a igualdade nos erros do goleiro Ronaldo que teria involuntariamente entregue o ouro no primeiro gol sofrido, e em outra ação cometeu pênalti e acabou expulso, sendo substituído pelo jogador de linha Budy. Peu e Popa garantiram o empate por 2 a 2.
Atrações no campeonato que homenageia os 75 anos de fundação do América, as duas equipes deixam Salto de Pirapora e cumprem agenda em Sorocaba pela segunda rodada no próximo domingo, 12.

O time dos veinhos terá o retorno à beira do gramado do titular Carbonera que por questão de trabalho esteve ausente na partida de estreia. Na ocasião o auxiliar Negraxa deu conta do recado.
Contra o Sem Limites, no Lago Country às 8h50, em busca de três pontos fora de casa, o comandante titular contará com a cavalaria completa, entre outros Buiu, Fernando Maradona, Celsinho, Alex, Peu e Popa.
Já o Rei do terreiro de Salto de Pirapora terá uma nova direção técnica entregue ao jogador da casa, Nelson Dias Batista, que já atuou pelo Vila Carvalho e foi vice-campeão com o Galo em Piedade, será auxiliado pelos seus meninos André e Juliano, este lateral do América.
Na partida de estreia do trio fora das quatro linhas, a ordem é colocar em pratica seus conhecimentos e táticas de jogo para encarar o União do Mineirão na casa do adversário contando entre outros com o zagueiro Fabão, os volantes Vlade e Juca, meias Marcelo Cordeiro e Digo Pires e os atacantes Budi, Galo e Dinei.
Com a expulsão do arqueiro Ronaldo e contusão do segundo goleiro Aguinaldo, foi contratado Julião que faz sua estreia no gol como titular.

Confira os resultados e abaixo 2ª rodada completa:
SESE 0 a 1 Unidos do Paineiras
Orteca / S.E.Vistoria 2 a 1 Clube Náutico Sorocaba
Os Velhinhos 2 a 2 Galo Forte
Além Ponte 1 a 1 CEMA / Itapetininga
União Mineirão 3 a 0 Sem Limites
Fardinho 0 a 3 Boca Sindical
Veja locais, horários da 2ª rodada 12 de fevereiro
Flamengo / Votorantim 08h00
SESE x Clube Náutico Sorocaba
Jambolão 08h30
Unidos do Paineiras x Orteca/ S.E. Vistoria
Lago Country 08h50
Sem Limites x Os Velhinhos
Guanabara 10h00
Além Ponte x Boca Sindical
Mineirão 10h15
União do Mineirão x Galo Forte
Santa Terezinha 10h30
Fardinho x C.E.M.A. Itapetininga
Forma de disputa:
No torneio de tiro curto que permitem às equipes avaliarem e dar padrão de jogo para disputarem campeonatos oficiais em suas cidades, os dois melhores colocados avançam às quartas de final.
A competição chancelada pela LIFAS, reúne 12 equipes, seis estreantes de Sorocaba: Náutico, Fardinho e União do Mineirão.
Os demais participantes são SESE, Orteca / Vistoria, Sem Limites e Além Ponte.
Da região debutam Sindical de Cotia, Galo Forte Salto de Pirapora e CEMA de Itapetininga.
Fotos cedidas gentilmente pelas equipes participantes da Copa América 2023.