Copa América registra 43 bolas na rede e gol mais rápido em rodada inaugural
A 9ª Edição da Copa América de Futebol chancelada pela LIFAS, começou do jeito que o torcedor gosta, com muitos gols neste domingo 8 de janeiro, unindo através da categoria principal cerca de 600 atletas inscritos em 20 clubes que representam a raiz do esporte da várzea de Sorocaba e região.
Em clima de início de temporada a competição oportuniza aos clubes mensurar as qualidades técnica de seus times para encarar campeonatos diversos em suas regiões, sobretudo fortalecer os aspectos físico e emocional.
A rodada de estreia ocupou oito praças esportivas local, de Votorantim, de Salto de Pirapora, nas duas últimas cidades dupla jornada, Iperó e distritos do Éden e Aparecidinha, registrou 43 gols com alta média de 4,3 tentos por jogo.
Das 10 partidas realizadas, apenas 3 delas terminaram com placares iguais: Tatiana Votorantim e Noguerense Araçoiaba 0 a 0; No confronto de 4 gols ,Astro e União Zona Norte ficaram em 2 a 2; e no empate entre New Boys e Unidos do Flamengo de Araçoiaba, respectivamente campeão da 3ª Divisão de Votorantim e da Copa Oeste, de Sorocaba, mantem suas faixas ‘ intactas ‘ sem carimbos, após empate por 3 a 3.

Lucas Adão fez o primeiro e o gol mais rápido do torneio.
Excetos os resultados apertados do JH sobre o CNC por 2 a 1, e do 4 Ases Iperó por 3 a 2 em cima do Vitória Ville, outros cinco times tiveram uma estreia mais confortável, juntos chegaram próximos de 50% de tentos anotados.
A Ponte Preta bateu União do Mineirão por 5 a 2; Bonde dos Pangaré superou o Alamino/Amigos Sorocaba por 4 a 1; e por idêntico escore o Paranazinho passou pelo Vila Real Salto de Pirapora, na casa do adversário e deixou claro que vai em busca do bicampeonato da competição. O Nova Geração, como visitante levou a melhor na casa do Josane por 3 a 0
O placar mais elástico da rodada foi imposto pelo Vila Haro/ Flamengo ao União Cedega por 5 a 0. Nesse encontro ocorreu o primeiro gol do torneio e o mais rápido também à menos de 2 minutos – exatos 1,56 segundos, o camisa 11 Lucas Adão foi à rede e abriu caminho do triunfo com outras bolas no fundo do barbante anotados pelos companheiros Marcelinho Soares, Sylvestre, Mateus Oliveira e Jean Theodoro.

O clube presidido por Roberto Fabri, tem no comando do time a dupla de treinadores Gordão e Filão, que a partir da união com o Flamengo de Votorantim, comandam forte conjunto que iniciou a temporada 2023 com 3 pontos na conta.

Após o tri consecutivos, o treinador Gordão concorre a conquista do Tetra da Taça Cidade ainda no mês corrente, quando sobe seu comando o Vila Helena decidirá contra o Enquadros Às de Ouro a final da elite do Campeonato Varzeano de Sorocaba. O Vila concorre ao 6º título, enquanto o Time que homenageia os Metralhas, a inédita Taça.
Vale lembrar que a decisão foi transferida pela SEQUAV por conta da remodelação do gramado do Estádio Walter Ribeiro, para os próximos dois domingos 22 e 29 de janeiro.
Confira os resultados:
Grupo A:
Alamino/ Amigos Sorocaba 1 a 4 Bonde dos Pangaré
Josane 0 a 3 Nova Geração
Vila Real / Salto de Pirapora 1 a 4 Paranazinho
Grupo B
4 ASES / Iperó 3 a 2 Vitória Ville
JH. Comercial 2 a 1 CNC
Grupo C
Ponte Preta /Salto de Pirapora 5 a 2 União do Mineirão
Astro 2 a 2 União Zona Norte
Grupo D
New Boys 3 a 3 Unidos Flamengo/ Araçoiaba da Serra
Vila Haro 5 a 0 União Desportiva CEDEGA
Grupo E
Tatiana Votorantim 0 a 0 Nogueirense / Araçoiaba da Serra.

A Liga Sorocaba de Futebol, chancela a Copa América categoria principal em comemoração aos 75 anos de fundação do clube sorocabano. As categorias 40TÃO com 12 clubes e Veterano com 16 estão em fase de elaboração de rodadas, com início previsto para dia 21 do corrente mês.
Foto de capa – gentileza André Cardoso.