Seleção Brasileira

Brasil bate a Suíça e avança as oitavas de final da Copa

A Seleção Brasileira ganhou da Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, no Catar, chega a seis pontos no Grupo G e não pode ser alcançada por Camarões e Sérvia.

Sem Neymar para comandar o ataque a entrada de Rodrygo, de apenas 21 anos no segundo tempo possibilitou concatenar passe nascido pela esquerda do ataque com Vinicius, para Casemiro marcar um golaço aos 37 minutos e definir o placar, que a princípio estava fadado ao empate.

Precisos como o relógio deles, os suíços deram trabalho e exigiram empenho brasileiro para superar o bom toque de bola e a retranca, mas cederam ao ‘Raio’, caçulinha da seleção nacional para a estratégia funcionar.

A vitória marcou a primeira do Brasil diante dos suíços em Copas do Mundo. Até a partida de hoje, o retrospecto do confronto era de dois empates na competição, ambos na primeira fase.

O primeiro empate foi na Copa do Mundo do Brasil, em 1950, no Estádio do Pacaembu, com gols de Alfredo e Baltazar a partida ficou no 2 a 2. Já o segundo empate ocorreu na estreia brasileira no Mundial da Rússia, em 2018, na oportunidade, Philippe Coutinho marcou o gol brasileiro no 1 a 1.  

Entre amistosos e Copas do Mundo, o retrospecto do Brasil contra a Suíça é de 10 jogos, sendo quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 12 gols marcados e 9 sofridos.

Vinicius Junior recebe marcação dobrada dos Suíços, mas abre caminho pela esquerda do ataque para abrir caminho à vitória por 1 a 0 – Foto Lucas Figueiredo / CBF

Líder do Grupo G com seis pontos conquistados, a Seleção Brasileira está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Suíça é a segunda colocada, com 3 pontos, seguida de Sérvia e Camarões, ambos com 1 ponto.

O Brasil volta a campo na sexta-feira (02) contra Camarões, no Estádio Nacional de Lusail, às 16h00 (Horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos.

Da redação

Fotos – crédito Lucas Figueiredo – CBF