Varzeano Sorocaba

Manchester Paulista ou Xuris Bento, quem leva o Troféu da Tropeiros 2022

Manchester ou Xuris quem leva o Troféu da Tropeiros 2022

O Manchester Paulista e Xuris Bento decidem no próximo domingo 11 de setembro a partir das 09h00 no Estádio Walter Ribeiro o Título da Taça Palácio dos Tropeiros 2022.

As duas agremiações duelam agora pela “cereja do bolo “ que fecha a temporada 2022. O vencedor tem a chance de realizar dupla festa depois de conquistar o objetivo maior, acesso a Taça Cidade no próximo ano.

Jogo único no mesmo estádio onde semana passada saltaram à final. O Manchester Paulista bateu o Maria Eugênia nos pênaltis 4 a 3, após igualdade mínima no tempo regulamentar, enquanto o Xuris avançou de virada no placar nos últimos minutos do segundo tempo sobre o Vila Haro por 2 a 1.

Com notável campanha a equipe nas cores da bandeira de Sorocaba segue invicta enquanto o guerreiro representante do Parque São Bento cravou com faca nos dentes vaga entre os quatro melhores da 2ª Divisão, um feito considerado histórico que merece aplausos de sua torcida.

Os protagonistas tiveram ascensão meteóricas até atingir seus objetivos à elite e são os mais novos postulantes a decidir o título da Tropeiros.

Lance de jogo Xuris Bento 2 a 1 Vila Haro – Toque de Primeira

Com seis anos de existência o Xuris Bento fundado em 2016 em meio aos projetos sociais organizado por um grupo de pessoas voluntarias que arregaçavam as mangas em favor dos mais pobres do próprio bairro. A ação se repetiu no Natal às crianças e tomou corpo com a participação da comunidade, comércios e empresas.

O time de futebol surgiu das constantes reuniões de cunho beneficente, num primeiro momento sem grandes pretensões para manter os amigos e familiares ainda mais unidos em torno da causa contra a fome.

Em 2017 na primeira investida o time atuando sob a chancela oficial da SEMES ergueu o Troféu de Campeão da Taça Brigadeiro Tobias quando foi agraciado pela organização com outros dois, de defesa menos vazada e equipe Fair Play. No jogo preliminar da Taça Cidade, Vitor Forlan vice-campeão do Jardim dos Estados recebeu mimo individual de artilheiro da competição com 5 gols.

 Revestido de muita confiança e abraçado pela torcida, o Xuris foi campeão da Tropeiros, sem antes bater na trave com o mesmo aguerrido ASA Branca do Morro. Em 2018 ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado por 1 a 0. No ano seguinte deu o troco para o mesmo brabo adversário da Zona Leste. Na final venceu nos pênaltis e avançou a elite. Não deu certo na 1ª divisão maior, e logo desceu a categoria inferior.

O atual treinador Luiz Fernando lembra que foi comandante no início das atividades do clube, e destacou seu retorno neste ano.

“ O presidente Bruno Quirino pediu minha volta ao comando do time, dias antes do início do torneio. Aceitei e passamos a trabalhar com o elenco. A medida que avançávamos tive a percepção que que poderíamos buscar a classificação as 4as e assim chegamos até aqui, de volta à elite e com possibilidades de brigar pelo título “, relatou.

Em outro trecho Luiz Fernando destacou que o clube trabalha com a base já formada pela diretoria com atletas do próprio bairro que trouxeram amigos para defender o Xuris.

“ Nosso objetivo não está completo e só termina ao final do jogo do próximo domingo após 90 minutos. Vamos jogar de igual com o Manchester Paulista que investe alto em jogadores. Nós somos o Robin Hood da várzea de Sorocaba, tirando dos grandes e dando aos pequenos”, destacou.

O Xuris buscou sua classificação após 12 jogos, venceu 6, empatou 4 sofreu duas derrotas. Foi a rede 25 vezes, sofreu 19 e obteve saldo de 7 gols.

O projeto Manchester Paulista fundado em 2000 veio para ficar e fazer história no amador oficial com atividades esportivas e apoios que contemplam participação em categorias diversas.

Em 2018 ano que antecedeu a Taça Manchester buscou sua classificação até as oitavas de final e acessou à Tropeiro invicto, sendo eliminado pelo Sol Nascente nos pênaltis. No ano seguinte conforme relata Denis Geronutti, o time mostrou familiaridade no torneio e avançou às quartas de final, no entanto na semifinal outro tropeço novamente nos pênaltis após empate por 2 a 2, desta vez para o Nova Geração.

Segundo o comandante daquele período 2018/2019 o time de campo reativado a partir da Taça Manchester só conheceu uma derrota em 17 partidas.

Lance de jogo “pegado ” Manchester Paulista 1 a 1 Maria Eugênia no período regulamentar – Toque de Primeira

Na atual temporada sob a Coordenação de Roni e direção técnica de Vitor Mosca o time segue em alto nível, não amargou sequer um resultado adverso. Venceu 11 jogos, empatou um e somou 34 pontos. Marcou 39 tentos, sofreu apenas 9 e tem saldo altamente positivo 31 gols.

Sem vantagem adquirida nas fases anteriores os finalistas jogam em condições iguais. Empate por qualquer resultado levará a decisão as penalidades máximas, até que se conheça o Campeão.

Cerimônia de premiação:

A SEQUAV – Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida organizadora da competição , premiará os melhores logo após a final.

O troféu de artilheiro da competição tem um único concorrente até aqui, Kaíque do Vila Haro com 14 gols. O mais próximo do atacante do Vila é Paulinho do Manchester Paulista com 10 e Felipe seu colega de clube com 8. Kelvin e Japonês do Xuris ambos com 6 cada, figuram entre os principais matadores da competição.  Vila Haro deve levar para sua sede o troféu de defesa menos vazada com apenas 6 gols, à dois do segundo clube o Manchester Paulista.

Serviço do jogo:

Domingo 11.

Local – Estádio Walter Ribeiro

Horas 09h00

Entrada gratuita portões abertos a partir das 08h00.

A torcida do Xuris Bento acessará ao estádio pela Rua Porfirio Loureiro. Os fãs do Manchester Paulista nos portões da Rua Hélio Monzoni.

Foto de capa -Crédito André Cardoso