Eu já sabia
A CBF consolidou oficialmente no final da tarde desta sexta-feira a demissão do Técnico Dorival Júnior, 62 anos do comando da Seleção Brasileira cargo por ele ocupado em janeiro de 2024.
O fiasco por 4 a 1 para a Argentina pelas Eliminatórias, em Buenos Aires na terça-feira intensificaram pressões da cúpula da entidade.
A notícia da desvinculação do treinador foi tranquila conforme o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na pauta o desempenho pífio da verde e amarela brasileira até o momento.
‘Nos reunimos com Dorival Júnior e a CBF neste momento anuncia que encerrou o ciclo de Dorival’, disse à imprensa o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
‘Vamos trabalhar para encontrar um substituto antes da próxima data FIFA’, acrescentou.
O Brasil vai visitar o Equador e receber o Paraguai nos dias 4 e 9 de junho, respectivamente, na próxima rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte.
A Seleção ocupa a quarta colocação com 21 pontos, dez a menos que a campeã mundial e líder Argentina, que se classificou na rodada disputada na última terça-feira, e atrás de Equador ,23 pontos e Uruguai, 21.
Dorival Júnior chegou ao comando da equipe em janeiro de 2024 após conquistar títulos nacionais com Flamengo e São Paulo.
Sua contratação foi anunciada após meses de especulações sobre a possível chegada do técnico italiano do Real Madrid, Carlo Ancelotti.
A estreia de Dorival foi na vitória contra a Inglaterra com gol do jovem Endrick em amistoso disputado no lendário estádio de Wembley.
Mas a promessa de uma nova era de ouro para o Brasil ruiu com a fraca participação na Copa América de 2024.
Nos grupos do torneio continental, a seleção canarinho não conseguiu derrotar a Costa Rica e foi eliminada pelo Uruguai nas quartas de final.
Teve outros maus momentos como na derrota na visita ao Paraguai [1 a 0 ], e no empate com a Venezuela [1 a 1], que deixou o Brasil na zona intermediária da tabela das Eliminatórias.
Apesar de contar com astros como Vinícius Junior, Rodrygo e Raphinha, Dorival não conseguiu dar ao time o futebol vistoso e ofensivo que a torcida exige.
Agora a imprensa volta a colocar o nome de ‘Carletto’ na mesa. O português Jorge Jesus, do saudita Al-Hilal, também entra no leque de candidatos
Seu sucessor terá a difícil tarefa de conciliar o time com uma torcida desiludida que não comemora um título importante desde a Copa América.
Ele deixa a seleção na zona de classificação direta para a Copa do Mundo, mas não conseguiu devolver o Brasil às posições de honra após o início de seu antecessor, Fernando Diniz.