Futebol Internacional

Clubes brasileiros estão entre os maiores Campeões Mundiais(Veja a lista)

[ O Pachuca foi o carrasco do Botafogo ao conquistar a Copa Intercontinental por 3 a 0 eliminando o clube brasileiro logo na sua estreia, em Doha, Catar no meio de semana. O cansaço do time carioca três dias após as conquistas da Libertadores da América e Brasileirão, foi o maior adversário. O time mexicano enfrentará o Al-Ahly, do Egito, no sábado, em busca de vaga na final da próxima semana contra o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões.]

Disputado desde 1960, o Mundial de Clubes já teve o formato alterado diversas vezes.

O modelo anual de disputa passa a se chamar Copa Intercontinental em 2024, mas já houve decisão em jogos de ida e volta, melhor de três, jogo único e até um novo formato vai começar a ser disputado em 2025.

A cada quatro anos, com mais times, e que estava programado para estrear em 2021, chamado de Mundial de Clubes da Fifa.

O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas,1992, 1993 e 2005.

Rogerio Ceni Joseph Blatter Sao Paulo FIFA Club World Cup 2005 

Porém, o Tricolor está muito distante dos sete títulos que o Real Madrid conquistou na história (foram quatro nos últimos seis anos).

Nas últimas edições da competição anual, a América do Sul foi representada por equipes brasileiras.

Em 2019, o Flamengo de Jorge Jesus tentou ser o primeiro clube não-europeu a vencer o campeonato desde 2012, quando o Corinthians conquistou o bicampeonato, mas parou na final contra o Liverpool de Jürgen Klopp.

Zico, Andrade e Junior – Flamengo

O São Paulo continua sendo o clube brasileiro com mais títulos mundiais, com três conquistas. Porém, o Tricolor está muito distante dos sete títulos que o Real Madrid conquistou na história, foram quatro nos últimos seis anos.

Nas últimas edições da competição anual, a América do Sul foi representada por equipes brasileiras. Em 2019, o Flamengo de Jorge Jesus tentou ser o primeiro clube não-europeu a vencer o campeonato desde 2012, quando o Corinthians conquistou o bicampeonato, mas parou na final contra o Liverpool de Jürgen Klopp.

Tricampeão da Libertadores, em 2022 o Flamengo viu o sonho do bi mundial ser adiado mais uma vez após a eliminação para o Al Hilal na semifinal da edição disputada no Marrocos. O Real Madrid, então, encontrou um caminho menos difícil para conquistar mais um título.

Em 2023, o Fluminense foi o time que representou a América do Sul. Apesar de derrotar o Al Ahly, do Egito, na semifinal, a equipe não conseguiu bater o Manchester City, então campeão da Champions League, sendo derrotado por 4 a 0 e ficando com o vice-campeonato na Arábia Saudita.

Na lista dos maiores vencedores o Real Madrid conquistou 8 vezes. Seguido de Bayern de Munique com 4 e Barcelona, Inter de Milão, Peñarol e São Paulo com 3.

Outros dois clubes brasileiros são detentores de 2 conquistas, Corinthians e Santos. O Timão em 2000 e 2012.  Já o Alvinegro de Vila Belmiro com o bi em 1962 e 1963.

Flamengo, Grêmio e Internacional veem a seguir com 1 título cada, respectivamente em 1981,1983 e 2006.

Será a primeira edição do torneio internacional quadrienal de futebol, com a participação de 32 clubes das seis confederações continentais. Inicialmente agendado para ocorrer entre 17 de junho e 4 de julho de 2021 na China, o evento foi adiado devido ao rearranjo de datas da Eurocopa e da Copa América, que foram postergadas pela pandemia de Covid-19.

Novo modelo.

Após diversos adiamentos, a competição foi confirmada para 2025, adotando um formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções até 2022. A próxima edição não contará com a disputa pelo terceiro lugar, e a tradicional competição anual entre os campeões continentais continuará sendo realizada sob a nova Copa Intercontinental da Fifa.

Capa – Freddy Rincón – Corinthians 2000 – Fotos reproduções Instagram