TropeirosVarzeano Sorocaba

GE Santa Terezinha está de volta à elite

Com méritos vindos lá de baixo, de divisões inferiores as equipes de Josane, Sol Nascente, Santa Terezinha e União Zona Norte conseguiram o acesso à 1ª Divisão do Campeonato Varzeano de Sorocaba.

Entre os clubes qualificados, o Grêmio Esportivo Santa Terezinha é o mais cascudo. Já frequentou a elite por anos seguidos, sem nunca ter ido as cordas ou baixado a guarda.

Fundado em 1953 pelo esportista Antônio Pinto, legislador da Câmara sorocabana iniciou sua participação em jogos oficiais em 1957 para fazer história na competição com a chancela Taça Cidade.

Na primeira edição ficou em segundo diante do Pinheirinho de Vila Assis, no ano seguinte subiu ao pódio e repetiu a ação outras seis vezes alternadas, feito extraordinário e segue empatado com atual campeão Vila Helena e próximo do Estrada e São Bento com oito (período Lisofus) e do América com 12 Taças.

Foto 2018 clicada pelo Toque de Primeira para o Portal Toque de Primeira Blogue Jornal Cruzeiro do Sul. Em 18 de março o clube comemorou aniversário de 65 anos de fundação jogando amistosamente diante do EC União Araçoiabinha, que a época disputava a Taça Baltazar Fernandes em Sorocaba representando o CDHU Júlio de Mesquita Filho. Na foto em pé aparece Chico Madia ao lado do treinador Neto e os protagonistas do amistoso.

Há época o clube teve como presidente ex-zagueiro Chico Madia Militar-Bombeiro que por vezes acumulava o cargo de treinador. Na sua longínqua e produtiva gestão por mais de 60 anos transformou o espaço ocioso de chão batido e desnivelado no Estádio Vitalino Pagliato em 2001. Ali construiu sede, salão de festas e cabine de imprensa, uma novidade da época.

Nos dias atuais é possível conhecer a sala de troféus, recheada de medalhas, recortes de jornais e revistas, acervo antes expostas em um bar da Av. Gal Carneiro que servia de ponto de encontro dos aficionados – com a história de muitas conquistas nas categorias principal, veterano e máster.

A agremiação antes denominada Congregação Santa Terezinha de uniformes nas cores azul celeste e branca em homenagem à padroeira do bairro Santa Terezinha está de volta a divisão maior do campeonato da cidade com o firme propósito de retornar a galeria dos grandes campeões.

Em jogo único o Santa terá como adversário na fase semifinal o Sol Nascente, que teve subida gradativa em 10 anos de muito trabalho e dedicação de sua diretoria jovem e bastante dinâmica.

O confronto em 90 minutos ocorre no Estádio Vitalino Pagliato na Arena Chico Madia domingo 1º de setembro às 10h30.

O ganhador vai encarar o vencedor de Josane e Unidos da Zona Norte, que na mesma data e horário duelam por outra vaga no campo do Jair no Caguaçú.

Reprodução Toque de Primeira