Copa Paulista

São Bento inicia sua trajetória na Copa Paulista em busca de vaga no calendário nacional

O São Bento faz neste sábado 15 de junho sua primeira partida na Copa Paulista 2024 – Edição de número 30, da qual foi campeão duas vezes, 1985 e 2002.

O  clube sorocabano quer superar os percalços com passado recente, após a liderança da fase inicial da Série A2, sofreu revés nas quartas de final encerrando de maneira precoce sua campanha com tropeços surpreendentes diante da Águia do Vale.

Chega agora à Copa Paulista com uma nova estrutura no futebol, do treinador à grande parte do elenco, e se coloca como forte candidato a brigar por uma vaga no mata-mata.

Sob o comando do treinador Ademir Fesan, o time realizou contratações de veteranos conhecidos do futebol paulista casos do volante Baraka e o zagueiro Everton Páscoa, além de apostar em atletas mais jovens em praticamente todos os setores.

Destaques para o goleiro João Fernando, volante Ramos e os atacantes Clebinho e Marcelo Mineiro.

No Grupo 4, o São Bento tem a companhia do Capivariano, XV de Piracicaba, São Carlense, Rio Claro e União São João, de Araras.

Formato: São 26 clubes a disputar o torneio com término previsto para 13 de outubro. Divididos em grupos pelo critério de regionalização.

Passam ao mata-mata os três primeiros de cada grupo e o melhor 4º colocado geral. A partir das 8as de final vai ate a grande decisão sempre com disputas em ida e volta, com eventuais empates definidos em disputas de pênaltis. O VAR entra em ação a partir das 4as de final. Campeão escolhe Série D do Brasileirão ou a Copa do Brasil.

Seu adversário de estreia

No seu jogo de estreia o Bentão recebe o Capivariano em casa ao lado de sua torcida no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, neste sábado às 15h00.

O Leão da Sorocabana como é conhecido a equipe de Capivari, quase foi rebaixado na Série A2, escapando apenas uma posição acima do corte do facão.

Teve mudanças estruturais no futebol, deixaram o clube o zagueiro Matheus Mococa e o atacante Neto Costa.

Sob o comando do mesmo treinador Elio Sizenando, o time vem renovado e rejuvenescido para buscar melhores resultados na Copa Paulista. O Leão tem como destaques o atacante Yuri Souza, meia Thiago Morais e o zagueiro Emanuel.

A competição comemora 30 edições e registra curiosidades.

O torneio como é conhecido a partir de 2008 como Copa Paulista, teve seu primeiro capitulo na história em 1962.

Na década de 1960 a Federação Paulista de Futebol buscou preencher o calendário dos clubes paulistas no intervalo entre as competições nacionais, assim foi criado o embrião da competição que se tornou tradição no estado de São Paulo.

Na primeira edição daquele ano participaram 69 clubes incluindo os quatro grandes no formato mata-mata e colocou na decisão dois gigantes, Corinthians e Santos, vencido pelo Timão que bateu o Peixe com triunfo de 3 a 1 na Fazendinha e um empate em 3 a 3 no jogo de volta na Vila Belmiro.

Ao longo de 29 temporadas o torneio foi batizado de Copa São Paulo de Futebol Profissional, com edições 50 anos da FPF, Copa Estado de São Paulo, Copa Coca-Cola de Futebol e a Copa Federação Paulista de Futebol.

O maior campeão é o Paulista de Jundiaí, 3 títulos. O Galo do Japi conquistou a 1ª Taça em 1999, então Copa São Paulo, 2010 e 2011 bateu Rede Bull Brasil e Comercial, nas decisões.

O torneio em como o maior vice-campeão o Ituano perdeu três edições: 1999, 2003 e 2015.

Na história do torneio com registro de artilheiros a partir de 1999, o atacante João Paulo, do Linense foi o maior entre todos na edição 2011 da Copa Paulista. O Elefante da Noroeste não conseguiu conquistar o caneco daquele ano, mas presenciou à marca extraordinária de 21 gols, em uma única edição, sendo este o maior número até hoje.

E falando em bola na rede, Caio Mancha foi o maior goleador em duas temporadas seguidas com a camisa da Portuguesa. O atacante foi o líder de gols no torneio em 2021 e 2022 quando marcou 6 e 8 gols, respectivamente, e se tornou o primeiro atleta a liderar a Copa Paulista desde que o formato definitivo foi implementado em 2008.

Atual campeão, Portuguesa Santista. A Briosa se classificou em 3º lugar no Grupo 3, mas reagiu no mata-mata.

Nas 4as eliminou o Noroeste, deixou ao meio do caminho XV de Piracicaba e bateu o São José (que havia eliminado o São Bento nos dois duelos) pelo agregado de 3 a 2. Primeiro título de sua história.