Brasileirão

Ituano estreia na Série B do Brasileiro contra Chapecoense

O Ituano inicia na tarde deste sábado 20 de abril, às 15h30 contra a Chapecoense na Arena Condá, sua caminhada em busca do retorno a elite no próximo ano.

Cascudo no torneio o  Galo de Itu vai disputar pelo terceiro ano seguido a Série B do Campeonato Brasileiro, agora sob nova direção e com contratações pontuais para encarar o calendário nacional bastante apertado..

Período de preparativos:

O Ituano teve mais de 30 dias de treinos de preparação para a Série B., sobe o comando do técnico Alberto Valentim que assumiu o time na penúltima rodada do Paulista ficou satisfeito com esse período de intertemporada.

Em recente coletiva o comandante falou de sua expectativa:

“Foi muito positivo. Foi um período em que tivemos a oportunidade de nos conhecermos mais. Eles entendem mais aquilo que nós queremos em todas as fases do jogo. Foi um período onde eu pude conhecê-los como atletas e pessoas. Isso está dentro daquilo que a gente quer no trabalho para a máxima performance. Nestes dias falei para o Beto Souza e Juninho, o quanto estou satisfeito com a entrega deles nos treinos. Lógico que trabalhamos com vídeos e faremos alguns ajustes. Inclusive nas vitórias que virão. Estou satisfeito com a forma como eles estão se entregando nos treinamentos” explicou Alberto Valentim.

Retrospecto: do Galo na competição:

Em 2022 lutou até a última rodada pelo acesso inédito para a Série A. No ano passado realizou uma campanha modesta e terminou na 14ª colocação. No total essa será a 8ª participação do Ituano na Série B. As outras participações foram entre 2004 e 2007.

Em 2004 também terminou na 6ª posição, embora não fosse por pontos corridos. Do elenco do ano passado, estão 10 atletas que disputaram a competição. São 13 reforços que chegaram no início do ano e mais 5 que chegaram agora para a Série B. São eles o zagueiro Walber, o lateral Eduardo Diniz, o meio campo Rodrigo e os atacantes Bruno Xavier e Zé Eduardo. 

Desde 2019 o Ituano participa seguidamente do Campeonato Brasileiro. Subiu para a Série C em 2019 e foi campeão da Série C em 2021. O Ituano tem dois títulos na Série C. Em 2003 e 2021.

Da redação: Créditos Miguel Schincariol