Cruzeirão

Cruzeirão 2024 dá largada com participação do Magnus Futsal

(Ao completar seis décadas e meia o democrático torneio de futsal Cruzeirão, que leva o nome do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba reúne em uma das cinco categorias número próximo de 100 equipes)

A 65ª Edição do Cruzeirão tem data de abertura confirmada para próxima sexta-feira dia 12 tendo como protocolo inicial uma programação festiva, de homenagens e jogo amistoso entre  atletas que atuam em alta performance e uma seleção com jogadores convidados.

Uma delas será a homenagem ao jogador sorocabano Paulo Amaral, que foi campeão mundial pela Seleção Brasileira de Futsal Down, na última segunda-feira , dia 25, no Mundial de Futsal na Turquia, além da apresentação de atletas de diferentes modalidades esportivas, que representam Sorocaba em campeonatos oficiais.

Outra atração será a partida amistosa entre as equipes Magnus Futsal Sorocaba e Seleção Sorocabana, além da presença especial dos influenciadores Lucaneta e Henry Japa, que disputarão o amistoso pela Seleção Sorocabana.

Conforme a programação elaborada, o Magnus Futsal vai também exibir a taça de campeão da Supercopa Masculina de Futsal 2024, conquistada neste mês de março, que garantiu a vaga na Libertadores de Futsal, que ocorrerá em maio, na Argentina.

Este ano a longeva competição completa 65 anos de existência e desde 1959, data de sua criação pelo então Secretário de Esportes Newton Correia da Costa Junior conta com o apoio e premiação do Jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral.

Há época, Newton, mais conhecido por Campineiro decidiu ligar as realizações esportivas de sua secretaria aos mais importantes órgãos de imprensa da cidade. Coube ao Jornal Cruzeiro do Sul oferecer premiação do torneio de futsal.   

Daquele período a este foram incorporadas novas categorias. Após a principal já existente, veterano, superveterano, máster e feminino.

Sucederam após a administração do ex-jogador de basquete Newton Correia,  Rubens Perez, o Panhó e sua esposa Cida Comitre.

A competição teve seu ápice e chegou a reunir mais de 400 equipes em uma única edição. Este ano ao completar seis décadas e meia, será disputada por pouco menos da metade desse número, 156.

A categoria principal reúne o maior número de equipes 97. Outras 24 na categoria veterano, 8 para atletas superveterano, 14 máster e 13 agremiações no feminino.

No entanto, continua sendo o mais importante evento da modalidade no Estado de São Paulo, conhecida em todo o país.

Boa parte dos times reúnem amigos de escritórios, fábricas, faculdades e estabelecimentos prestadores de serviços. Outra parte conta com clubes de futebol em 5 categorias distintas.  

Bola rola oficialmente no início da próxima semana quando a tabela será conhecida pela SEQUAV, Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, da Prefeitura Municipal.

O Guarany com doze conquistas é o maior vencedor na categoria principal, seguido do Votocel e Mancha Verde com quatro títulos cada.

Ao Votocel coube a façanha de ser o único time que ganhou quatro vezes seguidas ,1976, 77, 78 e 79. AC Milan e Takara Belmont venceram três vezes cada.

Entre tantos campeões que fazem parte da história do Cruzeirão , são Pizzaria do Vergílio, Roca Cestas Básicia, FAC-ZM, , Pneuac, Santa Terezinha, Polícia Militar, Epeda, Gama Filho, Kibon, Atuante, Tojo Veteranos, Foto Vieira, H2º Reflete, Drogaria Mairinque, Araçariguama, Rainha Futsal/Indaiatuba, JC Morais/Ressaka, Supermercado Rugine, Gaviões da Fiel. Destaca-se igualmente a empresa Destaqui Painéis que nesta temporada vai à luta pelo tri campeonato após as conquistas de 2014 e 2025.

A Faculdade Gama Filho, do Rio de Janeiro, foi a única equipe fora do Estado de São Paulo a ganhar o título de campeão. Durante esses anos passaram pelo torneio jogadores do mais alto nível da modalidade inclusive o craque Falcão, considerado o melhor do mundo pela categoria quarentão.

Galeria 2023:

Campeão principal Manchester Paulista / Zero Grau.

Veterano Clube de Campo Sorocaba

 Feminino Casi Itapetininga

Máster Alltec Excelência EPI / CA Barcelona

Superveterano Clube de Campo Sorocaba / Tempermax / Engecall.

Foto: Eduardo Santinon/Secom