Divisão de EliteVarzeano Votorantim

Juninho Rossi e Ricardo Cupim abraçam novos desafios na 1ª Divisão de Votorantim

Os treinadores Juninho Rossi e Ricardo Alves, mais conhecido por Cupim estão prestes a encarar novos desafios por clubes diferentes na 1ª Divisão do Campeonato Varzeano de Votorantim.

Com apoio de seus clubes eles receberam a missão de comandar, classificar, e se possível levar o time ao topo do pódio em 2024.

Rossi – foto de capa – comandará o Guanabara o mais longevo dos clubes da cidade, 79 anos de existência. De outro lado, Cupim defenderá as cores do Cachoeira maior detentor de títulos da elite, 8 Taças.

Duas tradicionais agremiações que diretamente agregam valores ao campeonato oficial criado pela Prefeitura da cidade para sociabilizar, difundir a prática esportiva e produzir qualidade de vida as comunidades.

Acostumados a vivenciar o clima de disputas acirradas na elite com conhecimento da bola, em especial do futebol raiz, os treinadores assumem outras habilidades pouco conhecidos. A beira do gramado agregam papeis de paternidade e analista de grupo.

O ‘ professor ‘ fala com convicção, a última palavra é dele em quaisquer circunstâncias, antes de a bola rolar, ou no intervalo para apagar incêndio, readequando a dinâmica de atuação do time para a segunda parte, ou fortalecendo à tropa com mais gasolina sobre a fogueira.

A função passa também pela aplicação de estratégias, modelos de jogo, de forma a trocar o pneu do ônibus em movimento, sem solavancos na difícil estrada por classificação.  

Para Rossi, Cupim e parceiros concorrentes a prova é de fogo já começa na fase de grupos, poucas equipes tiveram tempo de treinar, outras vão à campo pela primeira vez. Vale a raça e o improviso.

O planejamento da 1ª fase é meio caminho andado em busca de sucesso na competição. O frio na espinha aumenta no gargalo estreito de 4as de final.

Nessa fase os duelos serão disputados em 2 jogos. Se o time vencer o adversário por uma diferença de 4 ou mais gols, no 1º duelo, está automaticamente classificando.

O início da corrida das dezesseis agremiações postulantes ao título da temporada 2024 terá início dia 10 de março.  

O bicampeão Guanabara esfrega as mãos vai estrear em seus domínios ao lado de sua torcida às 10h00, tendo como adversário o Itaporanga, por sinal fez ano passado uma boa campanha alcançando a 5ª posição na classificação geral.

Já o Cachoeira, no mesmo domingo e horário faz seu primeiro jogo como visitante diante do Bayern no Domenico Paolo Metidieri.

Não tem moleza. Na segunda rodada terão que colocar em prática novos esquemas táticos contra dois times ‘brabos’ que não dão sopa de graça para ninguém.

Contra homônimos que fazem valer os escudos de grandes clubes carioca, o Guanabara vai encarar o Flamengo na planície do Vossoroca, enquanto o maior campeão do torneio, vai à menos de 500 metros do seu estádio, enfrentar o temível Fluminense.

O diretor, em seu segundo ano à frente da comissão técnica, Juninho tem boas expectativas para este ano com apoio do Diretor de Esportes Alexandre Segatto e do Presidente Edson Amaral Filho, o Careca.

Os dois comandantes vão se encontrar na penúltima rodada do torneio e o jogo será no gramado do Guanabara. Vai sair faísca dia 21 de abril.

“ Em 2023 a gente optou por tirar um pouco o pé nos investimentos, propósitos assegurados, time na parte intermediária da tabela – 12º na geral – e foco em novas peças para fortalecer o grupo nesta temporada.

“ Nesse ano o Guanabara chega com objetivos definidos. Inicialmente classificar para as fases de mata a mata. Um time grande como Guanabara não pode ficar dois anos seguidos fora desse contexto e posteriormente, brigar pelo título. Sabemos das nossas limitações e conhecimento de times fortes no campeonato, e quem vem em busca do caneco, mas creio que brigando por fora o Guanabara poderemos alçar maiores voos no campeonato” disse.

Rossi terá à disposição um elenco mesclado com atletas experientes e outros prontos para surpreender:

Leleu

Entre outros os zagueiros, Erick, João e Juninho. Conhecido Leleu, cria da casa, Lucao ex -Enquadros, Felício e os atacantes Alvinho e Roh.

O Cachoeira quer colocar água quente no Chopp alheio e aumentar ainda mais sua Galeria de Troféus. O treinador Cupim, pela 2ª vez na direção técnica, contará com vários líderes em campo, a exemplo de Cortez, João Gabriel, Felipe Alves e Marquinhos Talimã, jogadores que vestiram camisas de clubes profissionais.  

Marquinhos

“ Acredito que será um dos maiores campeonatos da cidade, equipes fortes no papel. Nós estamos com uma boa base e atletas que fizeram histórias no trato da bola. Renovo a credibilidade vamos chegar longe neste torneio, essa é nossa meta“, destaca Cupim.

A competição é promovida pela Prefeitura de Votorantim, através da SEDESP. Será acompanhada por este Portal com apoio de Chapetta Assessoria Contábil.

Fotos gentilmente cedidas pelas diretorias Cachoeira e Guanabara.