Brasileirão

Clássico das multidões e duelo por liderança da tabela Brasileirão

Um dos duelos mais esperados da 33ª rodada e de elevada rivalidade no país nos últimos tempos, Flamengo e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30, no Maracanã.

Vindo de duas derrotas seguidas o time rubro negro chega motivado após vencer o Fortaleza fora de cada com seis pontos do líder na 6ª posição da tabela. Trata o jogo em clima de final com o clube paulista.

O Verdão segue na vice-liderança, mas igualou a pontuação com o Botafogo, ambos com 59 e pode dormir líder em caso de vitória sobre o Flamengo. O fogão joga na quinta e ainda tem uma partida a menos na competição.

Provável escalação, com possibilidades de Gerson retornar após suspensão formando meio – campo ao lado de Pulgar e Arrascaeta,

Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erich Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro.

Abel contará com três retornos de jogadores que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo na última rodada contra o Athletico, Gustavo Gómez e Murilo e do atacante Rony.

Provável escalação: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Ricardo Rios, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick.

Retrospecto e números importantes do clube paulista nas estatísticas:

O Palmeiras está invicto há cinco jogos contra o Flamengo. Desde a vitória na final da Libertadores de 2021, em Montevidéu (URU), foram três empates pelo Campeonato Brasileiro – um no Maracanã e dois no Allianz Parque – e mais uma vitória que valeu título, pela Supercopa do Brasil, em Brasília.

Neste Brasileirão, o Palmeiras tem o melhor ataque, 53 gols, ao lado do Grêmio, o melhor saldo de gols, 26 e o segundo maior número de vitórias – 17, e atrás do Botafogo, com 18, e o segundo menor número de derrotas – sete, atrás apenas do RB Bragantino, com cinco.  

Na somatória das competições em 2023, considerando os clubes que pertencem à Série A do Brasileiro, o Palmeiras tem o melhor aproveitamento (65,17%, seguido pelo Grêmio, com 63,79%), a maior média de gols marcados (1,69 gol por jogo – 113 em 67 partidas, ao lado do Fortaleza e seguido pelo Grêmio, com 1,66), a menor média de gols sofridos (0,76 gol por jogo – 51 em 67 jogos, seguido por Atlético-MG e Botafogo, com 0,77) e o maior índice de partidas sem sofrer gols (47,76%, seguido pelo RB Bragantino, com 45,45%).

O Palmeiras entra em campo como o clube que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro – 704 contra 701 do São Paulo, segundo colocado.

Treino Luiz Guilherme e Vanderlan – Palmeiras

Os jogadores Luis Guilherme e Vanderlan (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Destaques:

Endrick se tornou o segundo maior artilheiro do mundo entre os atletas com menos 18 anos: com 14 bolas na rede como profissional do Palmeiras, está ao lado do sueco Roony Bardghji, do Copenhague-DIN, e atrás apenas do sérvio Milos Lukovic, do IMT Belgrado-SER, com 27 gols – Bardghji fará 18 anos no próximo dia 15, e Lukovic, no próximo dia 18.

Com 11 gols em Campeonato Brasileiro, a Cria da Academia também passou a ser o atleta menor de idade com mais bolas na rede na história da competição, superando Neymar, com dez, Jô, com nove, Rodrygo, com oito, e Gabriel Barbosa, com sete.

Convocado nesta semana para a Seleção Brasileira pela primeira vez na carreira, Endrick igualou o recorde de Heitor como palmeirenses mais jovens a servir o Brasil, ambos com 17 anos, seguidos por Mazzola, com 18. Caso entre em campo contra Colômbia (próximo dia 16) ou Argentina (dia 21), será o mais jovem palmeirense a atuar pela Seleção, com 17 anos, três meses e 26 dias ou 17 anos e quatro meses (Heitor atuou com 17 anos, quatro meses e 25 dias) e o quarto no geral, atrás de Pelé, com 16 anos, oito meses e 15 dias (em 1957), de Edu, com 16 anos e dez meses (em 1966), e Coutinho, com 17 anos e 28 dias (em 1960).

Murilo autor do gol decisivo na virada histórica por 4 a 3 contra o Botafogo, está a um jogo de completar 100 partidas pelo Palmeiras.É o 13º atleta do atual elenco a atingir a marca. Os demais são Dudu (443), Weverton (329), Gustavo Gómez (276), Marcos Rocha (273), Zé Rafael (268), Raphael Veiga (264), Mayke (253), Luan (242), Rony (216), Gabriel Menino (197), Breno Lopes (152) e Piquerez (121).

Está também a um gol de se isolar na 8ª colocação do ranking de zagueiros artilheiros da história do clube(soma os mesmos 16 de Júnior Baiano e Roque Júnior, todos atrás de Daniel, 7º com 18).

Transmissão: TV Globo e Premiére

Arte capa e dados Palmeiras Divulgação