Brasil com carrossel de Fernando Diniz pronto para enfrentar a Bolívia por eliminatórias
A Seleção Canarinho com carrossel de Fernando Diniz inicia nesta sexta-feira 8 de dezembro em território brasileiro sua trajetória rumo à Copa do Mundo 2026 quando recebe a Bolívia na 1ª rodada das Eliminatórias no Estádio Olímpico, o Mangueirão em Belém do Pará.
A Seleção Brasileira defende uma longa invencibilidade terá como atrativos a estreia de Fernando Diniz como técnico da equipe e o primeiro jogo de Neymar após a Copa do Catar.
Por outro lado, com alterações, não terá os concursos do zagueiro Éder Militão nem o atacante Vinícius Jr, lesionados.
O treinador deve promover algumas estreias, como por exemplo Gabriel Magalhães na defesa.
Além dele, outras novidades são os laterais Vanderson e Caio Henrique, que devem começar no banco, mas podem ganhar minutos ao longo desta Data Fifa, assim como jogadores que atuam no futebol brasileiro, como por exemplo o zagueiro Nino e o meio-campista André, do Fluminense e o meio-campista Raphael Veiga, do Palmeiras.
Assim a previsão é de que o Brasil tenha esta provável escalação contra a Bolívia:
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar, Rodrygo; Raphinha e Richarlison.
A Bolívia que tem como técnico o argentino Gustavo Costas, no cargo desde agosto de 2022, só venceu um dos seis jogos que disputou.
Em relação ao time, o zagueiro José Sagredo recupera-se de lesão muscular e só deve jogar contra a Argentina na 2ª rodada.
É certo que terá no comando Marcelo Moreno conhecido pelos torcedores brasileiros, que já atuou por Flamengo e Cruzeiro, pode bater um recorde, ele chegaria a 103 jogos com a camisa da seleção boliviana, algo inédito até então.

Provável escalação da Bolívia:
Lampe (Viscarra); Medina (Cuéllar), Haquín, Jusino, Suárez, Roca; D. Bejarano, F. Saucedo, Villamil, R. Fernández; Marcelo Moreno.
Retrospecto entre Brasil e Bolívia nos últimos cinco jogos.
4 Vitórias do Brasil
1 Empate
0 Vitória da Bolívia
Último jogo: Bolívia 0 x 4 Brasil (Lucas Paquetá, Richarlison – 2, Bruno Guimarães), em 29 de março de 2022, no Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.
Serviço do jogo:
Local: Belém (PA)
Estádio: Olímpico do Pará (Mangueirão)
Data: sexta-feira, 8 de setembro de 2023
Horário: 21:45 (de Brasília)
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (Paraguai)
VAR: Carlos Paul Benítez (Paraguai)
Foto interna Marcelo Moreno – crédito Alberto Valdes.