Varzeano Sorocaba

Clube da 2ª Divisão inova, conheça Camila a 1ª mulher na presidência do UZL, time amador de Sorocaba

O Unidos Zona Leste, clube que disputa a Taça Palácio dos Tropeiros, equivalente a 2ª Divisão do Campeonato Varzeano de Sorocaba quebra paradigmas e preconceitos ao eleger à presidência a esportista Camila.

A patroa, esposa de Evandro que acumula dupla função no time de Vila Hortência, vice-presidente e atleta onde joga com a camisa 9, além dos incansáveis trabalhos burocráticos, é líder também em dia de jogos.

Das arquibancadas a Tia Leila sorocabana, como é carinhosamente chamada – uma referência à comandante suprema do Palmeiras –  ela comanda a ‘ ala das mulheres ‘, são dezenas de torcedoras uniformizadas a incentivar o time onde joga.

A profissional em gestão na área de assistente financeira, que passou a ocupar o novo espaço, antes majoritariamente masculino, concedeu entrevista ao Toque de Primeira, exatamente no ambiente de jogo onde gosta de estar ao lado de suas colegas e fãs do bairro, que integram a torcida do Jacaleste, símbolo do UZN.

Imagem de gratidão comissão técnica e atleta ao final da partida UZL 1 a 0 Alvorada gol zagueiro Gabriel – campo Monte Negro.

Toque de Primeira – O que a levou à cadeira da presidência.

Camila: “ O amor ao meu time, a vontade de fazer o melhor, de correr atrás até do impossível por ele, nem todos sabem quanto difícil é pelos bastidores, eu não me canso, é muita correria, patrocínios, uniformes, jogadores, almoço no domingo, acredito que essa loucura que eu tenho pelo futebol “.

TP: Dona de casa, esposa e Mãe de adolescentes e compromissos profissionais, como consegue abraçar o cargo no clube.

“Eu vivo isso a alguns anos, e falo que hoje eu não consigo mais viver sem o futebol, o futebol nos une, é cansativo, eu tento estar à disposição de todos, casa, família, meus filhos que são tudo para mim, mas no final tudo dá certo, o Unidos é nossa segunda casa, a família que nos tornamos só faz a crescer, podemos não ter muita história ainda, mas estamos construindo a nossa de degrau a degrau e te digo que quem chega não quer mais sair ”

TP: Como lidar com pessoas no ambiente estritamente masculino.

Camila “ Hoje não vejo mais diferença, não existe mais isso de que futebol é para homens, quando comecei a acompanhar meu esposo nos jogos não víamos muitas mulheres e crianças, acredito que nós até abrimos esse caminho para que as mulheres fossem acompanhar seus esposos com seus filhos, que a família fosse mais aos campos, no início éramos conhecidos como o time que tinha 10 mulheres e 50 crianças na torcida, a partir daí, começamos a ver que as mulheres estão “invadindo” os gramados, e chegando a cargos nos times também “

TP: A Tia Leila se sente emponderada com apoio das torcedoras do time.

“ Nosso time é muito forte com relação as mulheres, torcedoras loucas, somos em muitas diretoras fanáticas, acredito que seja o time com mais mulheres na diretoria, a mulherada se une para tudo, e isso só nos fortalece, sabemos que estamos no caminho certo e vamos conseguir conquistar os nossos objetivos “

TP: Em escala até 10 qual o grau de satisfação.

“ Hoje nós todos estamos felizes”, diz “ não tem como não estar, o time está confiante, é bonito de ver ”.

Esposa amorosa Mãe coruja dedicada a educação dos filhos adolescentes Beatriz de 14 e Henry de 8 anos – família foto abaixo – tem sentimentos por equipes profissionais. Nutre admiração pelo Palmeiras e aqui na terrinha é fervorosa torcedora do São Bento.

Família sempre unida.

Campanha:

No torneio que oferece vagas limitadas à elite em 2024, o Unidos Zona Leste trabalha para ser um dos candidatos.

Potencialmente forte na briga para avançar as 4as-de-final a equipe comandada por Casão auxiliado por Jones, Mu, Vagner e Bertão, segue com 100% de aproveitamento no torneio.

Torcida UZL . Força vem das arquibancadas, celebração emocionada por jogadores.

Para o treinador Casão o engajamento dos atletas ao projeto do clube fundado em 2018, vem sendo correspondido de maneira simples e eficaz, assimilando a metodologia de trabalho de sua comissão técnica, jogo a jogo.

 “ São 27 atletas escolhidos a dedo para cumprir suas funções em campo resultando em uma força coletiva que atende os objetivos traçados desde o início do torneio: vencer com humildade, respeitando os adversários.  Esperamos falar da outra fase só após nossa classificação “, pontua

Com nota máxima figurando no topo do Grupo A o UZL, acumula 24 pontos em 8 jogos disputados, espera manter a invencibilidade no próximo domingo, 13 quando enfrentará o Esporte Sorocaba, no Iguatemi no encerramento de sua participação na fase de grupos.