Futebol Brasileiro

Veja o chaveamento das semifinais Paulistão e últimos títulos ‘capipiras’

O resultado de São Paulo e Água Santa nesta segunda-feira, 13 definiu os dois duelos das semifinais do Campeonato Paulista.

Com o triunfo a equipe de Diadema terá pela frente o Red Bull Bragantino que eliminou o Santos na fase de grupos, faz a semifinal em casa, no Distrital de Inamar.

Já o Palmeiras encara o Ituano algoz do Corinthians no Allianz Parque.

Como essa fase também é jogo único, o mando de campo seguiu a posição dos clubes na classificação do geral do Paulistão 2023.

Relembre os campeões caipira:

A presença de 3 agremiações do interior paulista e apenas um grande, no caso o Palmeiras nas semifinais do Estadual traz à tona alguns fatos que poucos torcedores se recordam, e que pode se repetir nesta temporada:

Em 122 edições do torneio clubes do interior foram campeões cinco vezes.

Cidade de Limeira fez festa em 1986.

A Inter de Limeira com o comando de José Macia, o Pepe bateu o Palmeiras na final e foi campeão. Na semifinal superou o Santos, onde o ‘ canhão da Vila ‘ se eternizou ao lado de Pelé e Cia., com dois triunfos.

Em 1990 deu Bragantino.

Nesse ano Massa Bruta deixou para traz Corinthians e Santos na fase de grupos e derrotou o Novorizontino na decisão caipira coroando a melhor fase do time já comandada pela família Nabi Ab Chedid, que de longe sonhava com o aporte da Red Bull.

Ituano levantou a taça em 2002

O Rubro negro de Itu foi o melhor entre os 12 participantes em pontos corridos naquela temporada, somou 40. Tinha Richarlyson que mais tarde brilhou no São Paulo e Atlético Mineiro e Basílio ex- Grêmio, Santos e Palmeiras.

2004 São Caetano comemorou o feito então inédito

Duas temporadas depois de ser vice-campeão da Libertadores o time apontado como força do ABC paulista coroou seu melhor momento com vitórias sobre o Peixe e Paulista de Jundiaí. A equipe comandada por Muricy Ramalho tinha entre outros dois atletas da seleção brasileira. Gilberto ex- Flamengo e Euler, o ‘ filho do vento ‘.

Galo de Itu volta ao palco em 2014

O título voltou ao interior marcando o bom trabalho que levou o Ituano ao Brasileirão Série B, comandado por Juninho Paulista e Doriva ex- volante campeão mundial com o São Paulo.

A força do time superou dois grandes. Depois de passar pelo Botafogo de Ribeirão Preto nas 4as-de-final, eliminou o Palmeiras na semifinal e o Santos na decisão.

A Federação Paulista de Futebol ainda não definiu datas, horários e locais das partidas da semifinal do Paulistão 2023, o que deverá ocorrer nesta terça-feira.

Foto de capa – Divulgação Palmeiras / Crédito Cesar Greco