Taça Cidade. Vila Helena e Enquadros decidem domingo, 22 o título do ano passado
A Prefeitura Municipal de Sorocaba emitiu nota comunicando as finais da 1ª Divisão do Campeonato Varzeano Taça Cidade para os dias 22 e 29 de janeiro, próximos, às 10h00 tendo como palco o Estádio Municipal Valter Ribeiro.
O anúncio da Agência Sorocaba de Notícias cita apresentação musical como atração a partir das 08h30 e pede aos torcedores que poderão ajudar com um quilo de alimento não perecível para a campanha “ A Fome não é Fake “, do fundo social de solidariedade.
Retrospecto:
As duas agremiações chegam pela terceira vez a final. Nas duas últimas edições o Vila Helena conquistou os títulos no mesmo local. O Enquadros trabalha para entrar pela primeira vez na Galeria dos Campeões.
Das 5 taças, o atual campeão levantou as últimas três consecutivas o que valeu o Troféu de Posse Transitória.
Como chegaram a final e possíveis desfalques.

As duas melhores equipes do torneio com escolas semelhantes atingem o ápice da competição apresentando campanhas muito parecidas:
Ambos perderam apenas um jogo. O time de uniformes amarelo que até então vinha com 10 triunfos caiu na semifinal para o Torres Dálmatas por 2 a 1 no Alcapão da Arena Galo.

No confronto de volta no Monte Negro fez 1 a 0 levou a decisão nos pênaltis onde o goleiro Marcone que entrou nos dez minutos finais de partida em lugar do expulso Gustavo Luiz, operou milagre e levou o time à decisão.
Já a equipe comandada por Ronye Santos ganhou a vaga com uma vitória consistente sobre o valente ASA Branca do Morro, com quem vinha de empate na ida por 3 a 3 no Euzébio Moreno. No reduto do Jair, no Caguaçú onde manda seus jogos venceu o oponente por 3 a 1.
Os protagonistas já acusaram ausência de um número pequeno de jogadores que vinham atuando na Taça Cidade.

No hiato de mais de 40 dias que coincidiu com as novas datas das finais do certame sorocabano e com o recesso do futebol, alguns jogadores tiveram seus contratos negociados e seguem carreira profissional em outros clubes.
São os casos do atacante Joel para o futebol Árabe, o zagueiro Rangel fechou como Boa Vista e Renanzinho teve seu passe negociado com o Suzano. Os três importantes atletas vinham defendendo o Enquadros.
Mesmo sem poder substituir as três posições por conta do regulamento, a comissão técnica se mantem tranquila, afirmando que o grupo atual é bem equilibrado. O Vila não anunciou número de atletas que perdeu para a transferência e se terá setores que terá que improvisar para os dois jogos restantes da elite de Sorocaba.
Artilharia pesada:
Desta vez o matador Luciano Pintinho, camisa 9 do Enquadros terá pela frente dois fortes concorrentes na briga pelo troféu individual, juntos foram a rede 18 vezes. O ponta Marcelinho e o meia atacante Sylvestre, ambos do Vila Helena estão em vantagem com um gol à sua frente, 9 x 8.
Melhor defesa.
Com 91, 7% de aproveitamento o time comandado por Reginaldo Gordão deve levar o troféu do menos vazado da competição. Em 12 jogos sofreu apenas 2 gols. O mais próximo é o seu adversário da final, em 13 duelos foi vazado 8 x. Detém o segundo lugar com aproveitamento de 76,9%.
Acesso de torcidas: A Secretaria de Esportes – SEQUAV informa que a torcida do Vila Helena ocupará as cadeiras numeradas – entrada pela Rua Comendador Hélio Monzoni.
Os fãs do Enquadros ocuparão a arquibancada na rua Porphyrio Loureiro.
Foto de capa crédito André Cardoso