Varzeano Sorocaba

Copa América de futebol terá treinadora à beira do gramado

Pela primeira vez uma treinadora de futebol estritamente reservado ao ambiente masculino estará comandando seu time categoria principal na Copa América.

Ela já avisou “ Vamos brigar pelo título inédito com um time modesto, valente, e muito competitivo, sempre respeitando nossos adversários. Queremos inicialmente fazer parte do aniversário do América com a conquista da Taça de Campeão. “

O recado vem da jovem Kathleen Siqueira comandante do Unidos do Flamengo, equipe que representa a cidade de Araçoiaba da Serra no torneio.

Tendo o DNA do esporte injetado na veia a partir do CREF, e logo depois que seu pai assumiu a presidência do clube da vizinha cidade, ela conquistou a confiança e o respeito de seus jogadores, na ativa conquistou duas dezenas de triunfos em jogos em campeonatos diversos na região, e finalizou a temporada 2022 no topo do pódio da Copa Oeste, de Sorocaba.

O pai Francisco Siqueira é quem atesta a indicação. “ É inegável que a Kathleen tem competência para ocupar o espinhoso cargo, que sempre é comandado por um homem. Ela tem personalidade forte, sabe passar o que pensa aos jogadores, as estratégias e sempre tem uma palavra de alento no momento crucial de um jogo, isso tudo num contexto prático e de muito respeito aos seus comandados”, destacou.

Boa parte dos atletas campeões ano passado segue no time, no recesso realizou algumas contratações pontuais que serão apresentados na Copa América.

Goleiro Henal e Marquinhos talismã, fizeram parte de um dos formatos do Unidos do Flamengo

Em uma entrevista informal conheça um pouco mais, da protagonista Kathleen treinadora do Rubro Negro araçoiabano.

Toque de Primeira – O que a levou ser treinadora de futebol masculino.

“ O futebol sempre foi muito presente na minha vida, minha família sempre acompanhou tanto o profissional quanto a várzea da cidade, cresci nesse meio e sempre fui interessada, quando surgiu a oportunidade no Unidos Flamengo eu não quis deixar passar.”

TP – Como foi a emoção de conquistar o primeiro título.

“O título da Copa Zona Oeste com certeza teve um gostinho diferente para mim porque entra aquela coisa da representatividade e de provar que eu estava apta para a função “, segue,

Foi difícil até para nosso time aceitar que uma mulher era a técnica, imagina para outros times, organizadores de campeonato, etc. A várzea de modo geral não trata isso de uma forma natural, é sempre uma surpresa ou um erro.

Mas em 6 meses de trabalho já mostrei que não precisa ser assim, que coisas novas podem ser até melhores, e completa.

Obvio que divido esse mérito com toda a equipe, mas para mim foi especial, já que o restante da equipe não precisava provar que merecia estar ali ”.

Kathleen exibe a Taça Oeste conquistada em 2022

TP – O que espera na temporada que está se iniciando.

“Espero que 2023 seja um ano de conquistas, de novos desafios. A Copa América é um deles, estamos muito animados para esse campeonato porque sabemos que é de alto nível “.

TP – Sonhos da treinadora para o seu time.

“ O time faz parte da minha vida, do meu dia a dia, acaba virando tudo um sonho só!  Meu sonho é nunca ficar estagnada, temos que evoluir sempre em tudo na nossa vida, sonhar alto, almejar coisas impossíveis e tornar possível “, exalta.

Outros torneios estão na pauta do Unidos do Flamengo para este ano. Entre eles a Copa Zona Norte, Taça Araçoiaba e Copa Santo Antônio em Capela do Alto.

Símbolo do clube de 40 anos de existência

O Unidos do Flamengo estreia na Copa América categoria principal no próximo domingo 8 de janeiro contra o New Boys, Campeão da 3ª Divisão de Votorantim.

O duelo acontece às 10h30 no campo do coirmão Flamengo, na capital do cimento.

A 9ª Edição marca o aniversário de 75 anos de existência do América FC, é organizada pela LIFAS – Liga Sorocaba de Futebol.

As fotos foram cedidas pelo presidente do Unidos do Flamengo Francisco Siqueira.