Varzeano Sorocaba

Taça Cidade 2022 começa do jeito que a torcida vibra, com muitos gols, 44 no total

O ponta pé inicial da 1ª Divisão do Campeonato Varzeano de Sorocaba neste domingo 21 de agosto registrou 44 bolas na rede e alta média de 4,88 gols por jogo.

O atual Campeão Vila Helena e o Enquadros vice da temporada 2019 venceram seus oponentes na rodada inaugural juntos somaram 9 gols.

Mas teve 9 bolas no fundo do barbante em um jogo no CE Pinheiros, lá o Gerações Unidas bateu o Pieroni na maior goleada da rodada deste domingo.  O Nova Esperança também não economizou impôs 7 a 0 sobre o Santa Terezinha.

Placares elásticos foram aplicados em jogo no campo do Barcelona e na Arena Galo. O Paulistano venceu o Alvorada do Jardim Refúgio por 4 a 1 e o Torres Dálmatas na condição de visitante superou o Atlético Brasil por 4 a 0.

Só foi registrado um empate na rodada. Na Arena Zé Leite, em Vila Barão, Democratas e Asa Branca do Morro ficaram em 1 a 1 no placar.

Mateus autor do hat trick

Clássico na Arena Nenê Brandão.

Em clima de festa a torcida com camisas amarelas invadiram o Estádio Izaltino Valter para prestigiar o Vila Helena. Famílias inteiras tomaram as partes mais altas para assistir o duelo contra o tradicional Avenida. Cantaram o tempo todo acompanhado de um batuque que embalou o jogo.

Em campo o time de Reginaldo Gordão foi superior, criou as melhores oportunidades, substituiu mantendo a mesma qualidade e ao fim dos noventa minutos produziu 5 gols.

O Tricolor do Cerrado correu se empenhou até o fim, mas não conseguiu diminuir o placar.Com apenas uma peça de reposição no banco a empreitada ficou impossível fazer frente ao atual campeão, tri nos últimos três anos consecutivos.

Não foi uma boa estreia do treinador nova geração o jovem James Machado, filho de Jaci Carbonera consagrado como jogador e treinador da várzea sorocabana.

Atleta Zé Diogo – Avenida

Gols:

O torneio já produziu se não único artilheiro ao menos autor do primeiro hat trick da competição. O centro avante Mateus marcou 3, sendo dois no primeiro tempo aos 14 e 20 e no segundo aos 10 minutos. Marcelinho aos 37, do 1º T e Mateus Fortalenzi no 2º período completaram o placar.

A competição tem a chancela da SEQUAV – Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida.

Avenida de tradição:

Toninho Valter

Quando se fala em rodas de amigos sobre o Avenida, muitos se recordam que o time que tem a função social importante, reunir pessoas para a pratica de futebol em várias categorias, sociabilização oferecendo aos interessados qualidade de vida através da prática, também revelou associados que saíram na várzea para o futebol profissional. Entre os jogadores o atacante Claudinho Mancha e goleiro Zecão ambos para o São Bento. O guarda valas seguiu brilhante carreira na Portuguesa e Seleção Brasileira.

Meu encontro hoje no Estádio Izaltino Valter com o ex-treinador Toninho Valter, trouxe à nossa memória antigos fatos e episódios de grandes momentos de sua inestimável colaboração com a várzea sorocabana.

Aos 80 anos com boa saúde, Toninho lembrou com saudades dos períodos que foi atacante do Santa Terezinha por onde ajudou o então presidente Chico Madia erguer dois títulos em 1958 e 1966. O Pinheirinho foi campeão no ano da criação do torneio em 1957. Toninho fez história no ano seguinte quando a equipe era conhecida por Congregação Santa Terezinha.  

Lucido, reportou alegre que jamais esquecerá de outras duas conquistas com Tadeu Maldonado como treinador do time do Avenida.

Na beira do gramado bateu quatro vezes na trave como vice-campeão, mas conseguiu manter o Tricolor do Cerrado por duas décadas entre os quatro primeiros colocados na maior Divisão de Futebol da Cidade. Um feito que só os mais antigos fãs se recordam.

Ele riu muito, quando o fiz recordar que poucas vezes ocupava o banco de reservas. Ansioso, preferia andar o tempo todo de um lado a outro, por vezes fora dos alambrados de onde comandava e mantinha seu time focado no jogo.  

Toninho Valter tem a admiração de administrações antigas e atual, da torcida e o nosso respeito!

Árbitros Paulo Robs, Assistentes Leonildo Quinália, Alex Sandro e mesário Leno Ramos de Toledo