Varzeano Votorantim

Rio Acima faz lição de casa, garante vaga antecipada e aguarda adversário na semifinal

No duelo de ida das quartas-de-final  do Campeonato Varzeano de Votorantim, disputado no último domingo (15), o atual vice-campeão Rio Acima derrotou o Aliança por 4 a 0. O resultado, conquistado no Estádio Domênico Paolo Metidieri assegurou vaga antecipada à semifinal do torneio organizado pela Secretaria de Esportes de Votorantim.

Conforme o regulamento clube que impor no duelo de uma diferença acima de quatro gols, está automaticamente classificado à próxima fase do torneio, sem precisar fazer segunda partida.

No balanço da rede e folga na próxima semana, o Tricolor com vaga garantida está na expectativa de conhecer seu adversário na fase seguinte.

Outras equipes terão que voltar a campo

Exceto o Rio Acima classificado, outras quatro equipes estão com um pé na semifinal, no entanto tem o desafio de confirmar na rodada final domingo (22), a vantagem estabelecida nos jogos de ida no domingo passado.

No Estádio, o Parque Bela Vista bateu o São Lucas por 4 a 3. No Flamengo, o Fluminense, de virada, venceu o Cachoeira por 2 a 1. Finalmente no duelo de fundo, o Jardim Clarice abriu dois tentos de vantagem diante do Guanabara por 5 a 2.

Em todos os jogos os placares foram apertados e a diferença de gols entre os vencedores se opõe como mínima diante dos seus oponentes, e como futebol não é uma ciência exata podem ocorrer reviravoltas no placar e surpresas na rodada final.

As previsões mais otimistas apontam que num primeiro momento os times vencedores não devem entrar com o regulamento embaixo do braço no jogo da volta, sob risco de ver a vantagem ser chutada pela linha de fundo, e todo o trabalho do ano se perder ao vento em um só jogo.

Um gol de São Lucas e Cachoeira e dois do atual campeão Guanabara, provocam igualdade nos placares e levam as decisões as penalidades máximas. Nesse caso prevalecem aos cobradores e goleiros, sangue frio, técnica e, por que não, um pouco de sorte.

Assim, cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

Barbas de molho. Até lá é só expectativa. Você torcedor pode opinar aqui. Nós queremos conhecer sua opinião.

Dia 22 – 2ª rodada

Estádio Municipal
09h00 – Guanabara x Jardim Clarice
11h00 – Fluminense x Cachoeira

Campo Flamengo
11h00 – Parque Bela Vista x São Lucas

Rio Acima é Hexacampeão

Representado no campeonato pelo forte conjunto de parte de atletas do Enquadros Às de Ouro, de Sorocaba, o Rio Acima é um clube com títulos em várias categorias em competições na cidade de Votorantim, desde sua fundação em 1º de maio de 1964.

Na 1ª Divisão soma seis títulos o entrou para a Galeria dos Campeões em 1974. Nos anos seguintes voltou ao pódio nas edições de 1992, 1996 e 1999. As duas últimas conquistam ocorreram seguidamente em 2005 e 2006.

Na sua história bateu na trave outras seis vezes, inclusive na última edição em 2019 quando ficou com o vice-campeonato, batido na final pelo Guanabara.

Galo tem a base do Enquadros

 O treinador Ronye Santos tem a sua disposição um elenco respeitável acostumado a grandes decisões, e que já vestiram camisas importantes no futebol brasileiro, muitos dos quais já fizeram da bola sua profissão.

Entre eles estão o zagueiro Wesley Gabu, os atacantes Luciano Pintinho ao lado de Maurílio e três atletas que trabalham como volantes, são eles Vit, Everton e Bolacha. No meio-de-campo Jairo Blumer e Popó.

Juntaram-se a eles o multe- campeão Diogo Pires, por vezes com a 10 remanescente na conquista do título da Copa América, o meia Wellington Bruno com currículo vitorioso no Flamengo-RJ, Ponte Preta, Botafogo-SP, conhecido dos sorocabanos com a camisa do Bentão.

Curiosidade

Um fato inédito ocorreu em 1970, o ECRA, como convidado participou do Campeonato Varzeano de Sorocaba, para surpresa ficou com a Taça de Campeão.

Venceu todos os jogos à época, e contrariando a maioria decidiu a final contra o antigo Bhrama que em suas fileiras tinha jogadores profissionais de São Bento e Estrada.

Ao final do combate, o modesto time do Rio Acima sagrou-se campeão ao vencer o forte oponente, de virada por 2 a 1, com gols de Sérgio Martins, o Serginho.

Por conta do feito, a Bhrama patrocinadora através da distribuidora de bebidas Waltoran, do empresário José Walter cedeu muitas caixas – geladas – para atletas e comissão técnica do Rio Acima comemorar a festa do título Varzeano de Sorocaba da temporada de 1970.